Das ruas do mundo para as paredes do Lx Factory // LISBONWEEK + EMUA @LXFACTORY

Acaba de chegar a Lisboa um dos tesouros mais bem guardados da arte urbana mundial. A primeira edição do EMUA – Ephemeral Museum of Urban Art, terá início no dia 5 de Maio e prolongar-se-á até 25 de Julho, sendo celebrado em simultâneo o fecho da 6a edição da Lisbonweek, dedicada a Alcântara.

O EMUA ocupará um edifício da LX Factory com 4 exposições reconstituindo na integralidade todas as fases da epopeia da Arte Urbana. Uma oportunidade única para apreciar mais de 100 obras de arte urbana incontornáveis, criadas por alguns dos artistas mais conceituados deste movimento.

O público poderá deslumbrar-se com os trabalhos de artistas pioneiros, nacionais e internacionais, como Banksy, Invader, André Saraiva, Os Gêmeos, Felipe Pantone, Vhils, Futura 2000, Bordalo ll, Finok, Jason Revok, entre muitos outros.

Conhecer a arte que começou como vândala, de carácter subversivo, explosivo e jubiloso é a proposta. Uma arte que invadiu as nossas vidas, uma centelha que acendeu os nossos olhos e ressoou em todos os continentes, numa linguagem visual imaginada de forma radical. Uma nova forma de levar mensagens a multidões com novos códigos de criação constante, como se cada um dos artistas acrescentasse um tijolo para construir a sua própria arte e deixar uma mensagem do que lhe vai na alma.

Ao longo destes 3 meses da primeira edição do EMUA, artistas envolvidos propõem-se a partilhar com o público o seu conhecimento e a sua abordagem às técnicas de ilustração, stencil, colagem, vídeo e tipografia, através de workshops e atividades para adultos e crianças.

A sala de cinema, onde ganham vida projeções de vídeo repletas de estímulos para os apreciadores desta cultura, constitui mais um ponto de atração desta exposição.

Outro momento a destacar é a pintura de um mural pelas mãos do holandês Boris Tellegen, que acontecerá no seu habitat natural, a rua.
A Arte urbana encontra assim um Museu à sua imagem. EMUA. Um Museu efémero adequado em perfeição ao ADN desta arte. Não podia ser de outra forma, para celebrar uma arte que desaparece tão rapidamente como surge.

Os visitantes terão ainda ao seu dispor uma Concept Store, onde poderão encontrar peças de streetwear, serigrafias, objetos intemporais e uma vasta panóplia de acessórios ligados a esta corrente artística.
É importante referir que a organização do EMUA tomou todas as precauções necessárias para garantir um evento seguro neste período de pandemia.

Para quem preferir, ou estiver impossibilitado de se deslocar ao Lx Factory, estará também disponível uma detalhada tour virtual do evento, para que possa visitar a exposição a partir do conforto de sua casa.
Os mais curiosos devem ficar atentos às novidades do EMUA nas redes sociais pois será sorteado um print assinado de Alexandre Farto, aka Vhils, no valor de €1000,00.

Os bilhetes estarão disponíveis na Ticketline e no Lx Factory, dentro das instalações do EMUA, sendo o valor 7 euros por entrada. A entrada será gratuita para crianças menores de 12 anos.

O Ephemeral Museum of Urban Art é o evento de encerramento da Lisbon Week e terá o apoio da CML (Câmara Municipal de Lisboa), da ACTU (Associação Cultural Turística Urbana), e ainda da Gifi, Montana, Águas Luso, Arquivo – Bens Culturais,

Lisbon Week, Print Them All, Oxigénio, Taschen e RTP2

Para mais informações consulte:
https://www.instagram.com/emua.museum
https://www.facebook.com/emua.museum

Morada:
Lx Factory- Rua Rodrigues de Faria 103, 1300-501 Lisboa

Horário: Aberto de Quarta-feira a Domingo Das 11:00 às 19:00
Encerrado: Segundas e Terças

Para mais informações contactar:
Leonor Jácome de Castro
(+351 91 645 28 32)