Como começou
É no ano de 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa, se instala em Alcântara. Esta área industrial de 23.000m2 foi nos anos subsequentes, ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, tipografia Anuário Comercial de Portugal e Gráfica Mirandela.
Uma fracção de cidade que durante anos permaneceu escondida é agora devolvida à cidade na forma do LXFACTORY. Uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais da indústria também tem sido cenário de um diverso leque de acontecimentos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitectura, música, etc. gerando uma dinâmica que tem atraído inúmeros visitantes a redescobrir esta zona de Alcântara.
O que se passa aqui?
No LXF, a cada passo vive-se o ambiente industrial. Uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir, apresentar ideias e produtos num lugar que é de todos, para todos.
OPEN DAY
Desde o primeiro dia que montamos no LxFactory diversos eventos que liguem os nossos visitantes à cultura e arte ali vivida.
O Open Day é um evento que ocorre duas vezes por ano no LxFactory, e o mais mediático. Veja em baixo algumas imagens dos últimos eventos.