Azulejo Oxímoro

Azulejo Oxímoro

Margarida Sardinha 2018-19

“To see a World in a Grain of Sand

And a Heaven in a Wild Flower

Hold Infinity in the palm of your hand

And Eternity in an hour…” – William Blake, Auguries of Innocence

 

Azulejo Oxímoro é uma instalação site-specific em que o azulejo de cozinha Portuguesa se associa com o sentido literal de oxímoro como “instante eterno”. Sendo uma figura de estilo literária e retórica que se aplica várias vezes aos sabores do nosso paladar, neste caso relembra num sentido metafórico o observador de tal memória, aquela de um instante que pela intensidade do momento vivido, o fez perder o sentido do tempo. Igualmente, convida-o a que os momentos e paladares experienciados no restaurante Cantina LX evoquem nele esse sentimento Proustiano sob a forma de memória futura.

A instalação, composta de ilusões de óptica anamórficas de grande escala e Realidade Aumentada, usa padrões de azulejos de cozinha Portugueses que distorcem o espaço das paredes da Cantina LX. Onde o conceito de continuidade fractal associado com o de “instante eterno” é apresentado de forma quasi-lúdica na qual os transeuntes visualizam distorções de padrões reflectidas através de vários ângulos na superfície metalizada das paredes com “bolhas” atemporais em Realidade Aumentada e ilusões de óptica anamórficas reflectidas em cones.

 

Apoio Técnico

Impressão e montagem – Tresart

Realidade Aumentada – Pedro Soares

 

 

 

 

 

Descritivo

 

Oxymoron Tiling

Margarida Sardinha 2018-9

Augmented Reality (AR) and anamorphic optical illusions site-specific installation at LXFactory restaurant Cantina LX, Lisbon, Portugal

Technical Support
Printing & Setting up – Tresart
Augmented Reality – Pedro Soares