Azulejo Oxímoro
Margarida Sardinha 2018-19
“To see a World in a Grain of Sand
And a Heaven in a Wild Flower
Hold Infinity in the palm of your hand
And Eternity in an hour…” – William Blake, Auguries of Innocence
Azulejo Oxímoro é uma instalação site-specific em que o azulejo de cozinha Portuguesa se associa com o sentido literal de oxímoro como “instante eterno”. Sendo uma figura de estilo literária e retórica que se aplica várias vezes aos sabores do nosso paladar, neste caso relembra num sentido metafórico o observador de tal memória, aquela de um instante que pela intensidade do momento vivido, o fez perder o sentido do tempo. Igualmente, convida-o a que os momentos e paladares experienciados no restaurante Cantina LX evoquem nele esse sentimento Proustiano sob a forma de memória futura.
A instalação, composta de ilusões de óptica anamórficas de grande escala e Realidade Aumentada, usa padrões de azulejos de cozinha Portugueses que distorcem o espaço das paredes da Cantina LX. Onde o conceito de continuidade fractal associado com o de “instante eterno” é apresentado de forma quasi-lúdica na qual os transeuntes visualizam distorções de padrões reflectidas através de vários ângulos na superfície metalizada das paredes com “bolhas” atemporais em Realidade Aumentada e ilusões de óptica anamórficas reflectidas em cones.
Apoio Técnico
Impressão e montagem – Tresart
Realidade Aumentada – Pedro Soares
Descritivo
Oxymoron Tiling
Margarida Sardinha 2018-9
Augmented Reality (AR) and anamorphic optical illusions site-specific installation at LXFactory restaurant Cantina LX, Lisbon, Portugal
Technical Support
Printing & Setting up – Tresart
Augmented Reality – Pedro Soares