Lampstories

Usando estruturas acrílicas, fotografias e objectos de maquetagem, Maria Landeau cria candeeiros que dão muito mais do que luz – são peças com um storytelling muito próprio, muito pessoal. Um candeeiro que conta histórias? A Lampstories é isso mesmo: caixas acrílicas trabalhadas por Maria Landeau que, com recurso a luz, transparências, fotografias, fotomontagens, silhuetas humanas e figuras 3D são transformadas em palcos que contam histórias pessoais ou públicas.

Foi em 2004, depois da pós-graduação em Vidro Artístico para Arquitectura na Central Saint Martins School of Arts em Londres, que tudo começou. Durante um ano de estudo e trabalho Maria Landeau produziu peças de vidro usando diferentes técnicas, dedicando-se à exploração do diálogo entre o vidro e a luz artificial, com o objectivo de controlar a forma como a luz transforma o vidro e com ele interage. Com os resultados conseguidos, ficou a vontade de contar a história por trás de um momento “congelado”.

Maria Landeau recorda como nasceram as primeiras Lampstories: “Encontrei algumas caixas de telemóveis vazias no lixo, levei-as para casa e, como tinham a forma perfeita para abrigar pequenas histórias, comecei a fazer experiências. A inspiração vinha do dia-a-dia e retratava coisas tão simples como um dia na praia, mas também temas específicos que me apaixonassem ou então peças de teatro famosas com atores um tanto ou quanto suspeitos…”

Ao longo dos últimos anos, as exclusivas Lampstories de Maria Landeau já se acenderam um pouco por toda a parte: do Museu Reina Sofia em Madrid ao Centro de Artes e Criatividade Dortmunder na Alemanha, passando pela Fundação de Serralves, Capital Europeia da Cultura 2012/Guimarães e a Fundação Mapfre, entre outros espaços públicos e culturais.

A Lampstories abre a sua primeira loja na LxFactory no dia 22 de Junho de 2019, num espaço único e original.