“Classic VS Collage” – O Gabinete da Madame Thao à conversa com Luís Almeida

Sexta-feira, 18 de novembro, das 19h às 20h30

@ O Gabinete de Madame Thao (LX Factory, loft i2-07), Lisbon

Língua: Inglês

Focado no desenho e nas suas possibilidades, Luís Almeida realiza muitas vezes grandes peças que vão desde uma abordagem meticulosa à gestual e que visam alcançar uma presença visual poderosa para ser sentida simultaneamente com a mente e o corpo.

Como afirma o artista, ele tenta criar “algo que nos una”, apelando aos sentidos e ao intelecto e conectando tempo e espaço, passado e presente. Nas suas obras recentes, Luís revisita frequentemente a pintura clássica, reproduzindo-a numa escala diferente e com outros suportes.

Por outro lado, os seus trabalhos de colagem geralmente começam com a superposição de cinco ou mais folhas de papel. Depois evoluem para um processo alternativo de criação e destruição de elementos e figuras; o artista corta repetidamente partes do papel para alcançar a superfície em branco por baixo – uma forma de ele continuar a questionar áreas, reorganizando o espaço sem apagar. Assim, o assunto torna-se mais evidente à medida que o desenho evolui organicamente.

Sobre o artista:

Luís Almeida nasceu em Lisboa, Portugal em 1985 e atualmente vive e trabalha em Lisboa.

Estudou os cursos básico e avançado de artes plásticas na escola Ar.Co em Lisboa (2008 – 2013) e o programa de Intercâmbio na Escola Massana (Barcelona, ​​2012).

As obras de Luís foram exibidas na Europa, incluindo Museu Nacional de Arte Contemporânea (Mnac, Lisboa, 2019), Istituto Centrale per la Grafica (Roma, 2019), Galerie DYS (Bruxelas, 2018), a 66ª edição da Jeune Création, Thaddaeus Ropac galeria (Pantin, 2016).

0 replies on ““Classic VS Collage” – O Gabinete da Madame Thao à conversa com Luís Almeida”