Sexta-feira, 18 de novembro, das 19h às 20h30
@ O Gabinete de Madame Thao (LX Factory, loft i2-07), Lisbon
Língua: Inglês
Focado no desenho e nas suas possibilidades, Luís Almeida realiza muitas vezes grandes peças que vão desde uma abordagem meticulosa à gestual e que visam alcançar uma presença visual poderosa para ser sentida simultaneamente com a mente e o corpo.
Como afirma o artista, ele tenta criar “algo que nos una”, apelando aos sentidos e ao intelecto e conectando tempo e espaço, passado e presente. Nas suas obras recentes, Luís revisita frequentemente a pintura clássica, reproduzindo-a numa escala diferente e com outros suportes.
Por outro lado, os seus trabalhos de colagem geralmente começam com a superposição de cinco ou mais folhas de papel. Depois evoluem para um processo alternativo de criação e destruição de elementos e figuras; o artista corta repetidamente partes do papel para alcançar a superfície em branco por baixo – uma forma de ele continuar a questionar áreas, reorganizando o espaço sem apagar. Assim, o assunto torna-se mais evidente à medida que o desenho evolui organicamente.
Sobre o artista:
Luís Almeida nasceu em Lisboa, Portugal em 1985 e atualmente vive e trabalha em Lisboa.
Estudou os cursos básico e avançado de artes plásticas na escola Ar.Co em Lisboa (2008 – 2013) e o programa de Intercâmbio na Escola Massana (Barcelona, 2012).
As obras de Luís foram exibidas na Europa, incluindo Museu Nacional de Arte Contemporânea (Mnac, Lisboa, 2019), Istituto Centrale per la Grafica (Roma, 2019), Galerie DYS (Bruxelas, 2018), a 66ª edição da Jeune Création, Thaddaeus Ropac galeria (Pantin, 2016).